Pontos Turísticos em Parintins/Am
- Larissa Monteiro
- 9 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jan.
Conheça os principais pontos turísticos de Parintins, no Amazonas, no Norte do Brasil

Mercado Municipal Leopoldo Neves

Com vista para o Rio Amazonas, o Mercado Municipal Leopoldo Neves, dispõe do café da manhã, lanche da tarde, almoço e jantar, tipicamente da região. Oferece a comercialização de produtos naturais e artesanatos. Os visitantes podem apreciar apresentações culturais, em um pequeno palco existente. Funciona todos os dias, de 06h às 22h.
Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Construída em 1806, foi projetada na Itália, especialmente para a padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo. A Catedral é o prédio mais alto da ilha, a torre tem 40 metros de altura. O acesso para apreciação panorâmica da cidade, geralmente ocorre nos três dias de festival e de 06 a 16 julho, durante a festividade da padroeira.
Praça Tsukasa Uetsuka e Bumbódromo

A conhecida “Praça do Japonês”, construída em 1981, é uma homenagem ao Dr. Tsukasa Uetsuka (1890-1978), por viabilizar a imigração japonesa na Amazônia, contribuir com a cultura da Juta Indiana no Brasil e consequentemente, com a economia do município de Parintins. Tsukasa Uetsuka foi fundador do “Instituto Amazônia”, da Escola Superior de Colonização "Nihon Kotaku”, na Vila Amazônia, zona rural de Parintins. O Centro Cultural Bumbódromo, é um anfiteatro construído em 1988, em formato de cabeça de boi estilizada, é onde acontece o duelo dos bois-bumbás: Garantido e Caprichoso, durante o Festival Folclórico de Parintins. Na área externa, existe um mural com 25 esculturas em cimento, que evidencia a cultura local. O Bumbódromo dispõe de galerias e memoriais, que retratam a história do festival, por meio da arte. No mesmo prédio funciona o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, com formação artística e cultural, fora do período bovino.
Curral Zeca Xibelão

É o Curral do Boi Caprichoso, situado no centro de Parintins. Onde acontece os ensaios e shows do boi azul. Dispõe de um museu com exposições, da história do bumbá, da estrela na testa. Em temporadas de navios de cruzeiros, a agremiação azulada oferece shows exclusivos aos turistas estrangeiros.
Cidade Garantido

É o Curral do Boi Garantido, localizado às margens do Rio Amazonas, na Baixa do São José. Onde acontece os ensaios e shows do boi vermelho, dispõe de um museu, com exposição de troféus das vitórias do bumbá, do coração na testa. Em temporadas de navios de cruzeiros, a agremiação encarnada oferece shows exclusivos aos turistas estrangeiros.
Balneário Municipal Cantagalo

Foto: Larissa Monteiro/Amazonas Cultura
Para quem deseja fugir do imenso calor da cidade, vai ao Balneário Cantagalo, refrescar-se no Lago do Aninga – situado na Comunidade do Aninga, zona rural de Parintins. O ambiente permite conexão com a natureza, oferece serviços de bares, restaurantes e lanchonetes, além de passeios de caiaques. O acesso é por estrada asfaltada (distante 10km de Parintins).
Serra da Valéria

Elevação de 152 metros, localizada na Comunidade da Valéria, zona rural de Parintins. Faz parte da rota turística dos navios de cruzeiros estrangeiros, anualmente. O lugar tradicional, é um rico sítio arqueológico, onde a cultura dos ancestrais indígenas é preservada pelos moradores, em um museu local. O ambiente permite conexão direta com a natureza e com os saberes dos ribeirinhos. O acesso é por via fluvial (embarcações), a partir de Parintins, ou por estrada (carro/moto), se o ponto de partida for pela Vila Amazônia.