Além de celebrar a diversidade cultural afro-brasileira, o movimento busca por políticas públicas para os praticantes da Umbanda e do Candomblé
Parintins (Am) – Pela segunda vez consecutiva em Parintins, os povos de terreiro celebram a cultura afro-brasileira em praça pública, no mês da Consciência Negra. No último sábado, 23 de novembro de 2024, o Movimento Afro Parintintin ocupou-se da Praça Cristo Redentor para realizar a grande gira de encerramento do IV Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins.
O Movimento de Luta contra a Intolerância Religiosa e em favor dos Povos de Terreiro de Parintins/AM, Movimento Afro Parintintin, foi fundado em 2021 pelos umbandistas Márcia Gabrielle e Franciney Silva. “Surgiu em 2020 com o objetivo de unir e fortalecer o povo de terreiro de Parintins, combatendo o preconceito religioso e defendendo políticas públicas para as religiões de matrizes africanas, com ações como encontros em universidades e escolas. O movimento promove o reconhecimento das tradições afro-brasileiras, o fomento e o respeito às religiões de matrizes africanas e amplia a conscientização cultural na comunidade”, trecho da ementa do movimento.
Em carta aberta, o Movimento Afro Parintintin solicita do Poder Público Municipal a criação de políticas públicas voltadas ao povo de terreiro de Parintins:
“Precisamos de visibilidade e democratização no acesso a recursos do Poder Público Municipal, a exemplo do que ocorre com os nossos irmãos cristãos em suas festas e marchas. Solicitamos que o Poder Público Municipal inclua, em um futuro conselho municipal de cultura, um(a) sacerdote ou sacerdotisa das religiões de matrizes africanas para garantir políticas ao povo de terreiro”, trecho da carta aberta assinada pelo prefeito eleito de Parintins, Mateus Assayag.
A carta foi assinada pelo prefeito eleito de Parintins, Mateus Assayag, que promete cumprir as solicitações do movimento a partir de 2025. Durante a cerimônia de abertura do IV Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins, as mães e pais de santo também assinaram o documento.
Mães e pais de santo da Umbanda e do Candomblé de Parintins e região assinaram a carta aberta em 23 de novembro de 2024 (Foto: Pitter Freitas/Movimento Afro Parintintin)
“Em nome das secretarias de culturas desse estado, peço desculpas, mas nós, enquanto secretários, já falamos sobre isso. A gente precisa olhar nossas raízes; a gente precisa fazer o certo. E aqui, nesse município que representa a cultura desse estado, nós já começamos fazer o certo. Olhando vocês, nós estamos realmente nesse caminho, e nós não estamos começando a construir. Essa construção já começou; essa construção está erguida; só vamos fazer ela chegar um pouco mais alto”, diz o secretário de cultura de Parintins, Ray Santos.
Programação da Semana Afro-Parintins
Com o tema “Território Negro é Ancestral: entre encruzilhadas de saberes, movimentos e mudanças na Amazônia”, o IV Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins foi realizado junto ao III Aquilombando Parintins. O evento começou no dia 18 de novembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins), e encerrou no dia 24 de novembro, na Praça Cristo Redentor.
A programação do evento contou com diversas atividades culturais e antirracistas. Começou no dia 18 de novembro, com a exibição do filme “Exu e Universo”. No dia 19, houve a roda de conversa “Movimento Negro e Quilombola no Baixo Amazonas: luta e resistências coletivas”.
No dia 20 de novembro, tiveram diálogos entre Encruzilhadas e Oficina de Abayomi, momento cultural e roda de conversa com lideranças afrorreligiosas. No dia 22, ocorreu a Ação Coletiva: Montagem da exposição “Encruzilhadas de Exu” e aula aberta de Danças Afro-Amazônicas – Projetos Periferiarte e Escola Afro-Amazônica, do Instituto Cultural Ajuri (Inca).
O encerramento, no dia 23 de novembro, foi marcado por uma grande gira dos povos de terreiro e outras apresentações culturais, como capoeira, danças do Coletivo de Mulheres Tamo Juntas, shows da Banda Espírito Andino, do Grupo Ajuri Music e da Banda Explosão da Toada.
Fonte: Movimento Afro Parintintin
Serviços de Publidade:
Publicidade: confira o catálago de Larissa Monteiro pelo Whatsapp!
Comments