Texto/fotos/arte: Francinete Sousa
Essa é uma das obras da série: "Minha casa gravada'', com o título: "O quarto sala". A série é composta por cinco obras, todas foram desenvolvidas no período do ápice da pandemia. Tende a enfatizar sobre a questão das mulheres no ambiente doméstico durante o confinamento da Covid-19: sobre o trabalho remoto; sobrecarga do trabalho doméstico (que na maioria foi realizado pelas mulheres); psicológico e emocional.
A imagem do ambiente vazio diz sobre, como muitas mulheres estavam se sentindo, um vazio interno, sem muitas perspectivas, ou seja, o espaço que antes era de acolhimento passou a ser um ambiente dos conflitos internos, pois foi um período que o nosso psicológico e emocional foram muito afetados.
A caixa de leite utilizada como matriz, remete ao materno. Conceitualmente, havia uma conexão interessante entre o material adotado e o "leite" como suplemento alimentar, que remete ao aleitamento materno, outra atividade que exige muito da condição física e mental da mulher, assim como a conciliação com outras funções.
Técnica: Gravura Verde, que é transformar o lixo em arte, trabalha-se com a percepção, com o olhar estético sobre os resíduos descartados no meio ambiente.
Técnica: Gravura Verde, que é transformar o lixo em arte, trabalha-se com a percepção, com o olhar estético sobre os resíduos descartados no meio ambiente.
Minha Casa Gravada: O Quarto Sala está no viés dos "processos artísticos", uma das vertentes do curso de artes para o trabalho final. Começou como uma pesquisa de iniciação científica e depois foi ajustado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Francinete Sousa é artista visual, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam Parintins).
Comments