A ideia é colocar em pauta a importância de preservar o ambiente onde vivem para que a água e a saúde da comunidade não sejam afetadas pelos impactos ambientais
Foto: Divulgação/Alcy Melo
Por: Karolina Reis/Colaboradora Voluntária
Edição: Larissa Monteiro/Amazonas Cultura
Jovens indígenas da etnia sateré-mawé, em parceria com a Associação Toco do Pau Darco (Arawa Ypy), realizam o projeto “Amigo do Meio Ambiente”, na comunidade de Ponta Alegre, no rio Andirá, região de Barreirinha (distante 49 km de Parintins).
Com 11 integrantes, o projeto tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os moradores da comunidade de Ponta Alegre, sobre a importância de preservar o meio ambiente, falar sobre os impactos ambientais, além de apresentar soluções para diminuir as problemáticas, que prejudicam a saúde dos indígenas dessa localidade.
O coordenador do projeto, Roger Carvalho Trindade, 36, enfatiza a relevância de alertar os moradores. “Se ninguém se mobilizar para fazer a diferença, será tarde demais. Portanto, nós mesmo seremos responsável pela nossa penalização da contaminação que irá prejudicar a nossa saúde”, destaca.
O estudante Ilanison Ferreira da Costa, 18, explica como se sente ao participar da ação. “Para mim, foi importante abordar esta temática, e fazer parte deste projeto. Acredito que nós como jovens indígenas originários, não somos donos da floresta e do rio, mas fazemos parte, então precisamos proteger, pois é daqui que tiramos o nosso alimento e mantemos a cultura indígena”, ressalta.
Serviços de Publicidade:
Comments