A feira gastronômica: saberes e sabores indígenas, foi uma das atividades do último dia do evento
Texto e Fotos: Larissa Monteiro/Amazonas Cultura
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam Campus Parintins), realizou nos dias 14 e 15 de abril, o IV Encontro de Valorização dos Povos Indígenas, com o tema: Justiça para o povo Yanomami.
O evento iniciou no dia 14, às 19h, no auditório do Ifam, com palestras sobre as lutas territoriais e situações atuais dos povos Yanomami. E contou com a exibição do filme: “A última floresta”.
Durante o encerramento do encontro, no entardecer do dia 15, atrás do Bumbódromo, discentes e docentes do Ifam, apresentaram as culturas indígenas por meio de alimentos tradicionais, grafismos e rituais indígenas, encenações e coral em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Grafismo indígena na feira cultural, atrás do Bumbódromo
A professora Francine Rebelo, coordenadora do Neabi, explica o objetivo das atividades, do último dia do evento. “A gente organizou essa feira, que chama Feira gastronômica: saberes e sabores indígenas, pra que os alunos do Ifam pudessem conhecer melhor as etnias, as culturas indígenas, e também pra valorizar os povos indígenas que vivem no Brasil”.
“Esse ano a gente resolveu sair um pouco do Ifam, porque a feira, geralmente acontece lá, pra que a comunidade, as pessoas pudessem também participar”, ressalta Rebelo.
Alimentos tradicionais indígenas na feira gastronômica
O estudante do primeiro ano do Integrado em Informática, Matheus Saragoça de Lima, fala sobre o povo indígena Wai Wai. “A principal forma de renda deles atualmente, é a venda de castanhas, eles produzem muita castanha, não produzem, coletam muita castanha”, destaca Saragoça.
Amostra de alimentos do povo Wai Wai, da equipe do Matheus Saragoça
Além dos discentes e professores do Ifam, pais de alunos e demais públicos, prestigiaram a feira cultural, sob a segurança da Polícia Militar (PM) de Parintins.