Um marco importante do Boi Caprichoso foi a presença dos povos originários na abertura da primeira noite de apresentação, em 28 de junho de 2024. "Contar com a presença indígena, com a nossa presença, é fundamental..." (Vanda Witoto).
Parintins (Am) – Com um décimo de diferença, o Boi-bumbá Caprichoso conquista o terceiro título consecutivo de campeão do Festival Folclórico de Parintins 2024. O boi negro apresentou o tema "Cultura o Triunfo do Povo", baseado nas vivências e no saber dos povos da Amazônia.
Um marco importante do Boi Caprichoso foi a presença dos povos originários na abertura da primeira noite de apresentação, em 28 de junho de 2024.
Em uma entrevista exclusiva para o site Amazonas Cultura, a ativista amazonense e líder Indígena, Vanda Witoto, fala sobre a importância da participação indígena no festival. "Contar com a presença indígena, com a nossa presença, é fundamental, porque esse festival não pode ser falado sem a nossa presença, já que se trata da nossa cultura indígena", destaca.
Vanda Witoto em entrevista com o site Amazonas Cultura (Imagem: Larissa Monteiro/Amazonas Cultura)
Na primeira noite de apresentação do Caprichoso, 28, Witoto fez uma reflexão muito necessária sobre a demarcação das terras indígenas. A ativista estava acompanhada de outras mulheres originárias, que seguravam um cartaz com a frase "Sem demarcação não existe justiça climática".
O Festival de Parintins não é apenas um ambiente de festa, é também um espaço para manifestações públicas em prol dos direitos humanos e das lutas por causas sociais, políticas, econômicas e ambientais.
Fonte: Vanda Witoto (ativista e líder indígena).
Serviços de Publicidade:
Comentarios