Imagem: divulgação
O encontro acontece na comunidade de Ponta Alegre no Rio Andirá Marau, no dia 16 de fevereiro
Por: Karolina Reis/colaboradora e Larissa Monteiro
A II Assembleia Geral Extraordinária da Etnia Sateré-mawé ocorre no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, na comunidade de Ponta Alegre no Rio Andirá Marau, município de Barreirinha (a 41,39 Km de Parintins).
O evento é uma realização da Associação dos Kapi e das Lideranças Tradicionais do Povo Sateré-mawé, para escolha da nova diretoria executiva e concelho fiscal nos mandatos de 2023 a 2025. Serão feitas também avaliação e prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos na gestão dos últimos dois anos, além do repasse de novas demandas de projetos.
O coordenador geral da Associação dos kapi e Lideranças Sateré-mawé, Josias Ferreira de Souza, conhecido Josias Sateré, fala das expectativas para o trabalho dos próximos anos. “A nova diretoria tem a missão de fortalecer o espaço democrático e continuar com os projetos de cartilhas de bilíngue em parceria com as escolas indígenas”, explica. Ele ainda enfatiza a importância de ser referência para as lideranças sateré-mawé, de escutar as reivindicações e encaminhar projetos para as instituições competentes.
Estão convocados a participar dessa assembleia, Lideranças Kapi, Lideranças Indígenas Sateré-mawé, mulheres indígenas e pajés, puxadores de ossos, parteiras, artesãos, educadores, estudantes, comunitários e profissionais da área da saúde.
Fonte: https://www.facebook.com/kapi.associacao e Josias Sateré
Comments